domingo, 26 de maio de 2019

Jamaica


JAMAICA
Formação do povo
Cristóvão Colombo chegou a Jamaica em 4 de maio de 1494. Em seu diário de bordo, a descreveu como “a mais formosa ilha jamais vista; as montanhas e a terra parecem tocar os céus… cheia de vales, campos e planícies”.
Na Jamaica, os marinheiros espanhóis encontraram índios pacíficos, os Tainos que deram a ilha o nome de “Xaymaca”, ou “terra de madeira e água”.
Sob o domínio espanhol, a população indígena, talvez cem mil pessoas, morreu devido a um conjunto de circunstâncias, desde trabalhos forçados a doenças trazidas pelos europeus, como a gripe comum, para as quais os nativos não tinham resistências imunológicas. Ao longo do seu domínio de um século e meio, os espanhóis trouxeram cana-de-açúcar e, mais tarde, escravos da África para cultivar a cana.
Os ingleses conquistaram a Jamaica em 1655, forçando os espanhóis fugirem para as ilhas vizinhas. Seus escravos escaparam para as montanhas e formaram seus próprios grupos independentes, chamados Maroons. Esses grupos, aos poucos se fortaleceram até que os ingleses se viram forçados a assinar tratados de paz garantindo a eles autonomia e posse sobre as terras montanhosas onde habitavam. A escravatura foi abolida em 1834. Emigrantes da Índia e da China chegaram como colonos para trabalhar nas fazendas de açúcar, mas passaram rapidamente a outras ocupações. Logo, colonos judeus viriam para a Jamaica, seguidos de comerciantes emigrados do Oriente Médio.
Os casamentos mistos criaram o povo Jamaicano atual, uma mistura étnica singular, que é sintetizada no lema nacional jamaicano: “um só povo, originado por muitos”.
Cultura
A música pop da Jamaica, o Reggae, tornou-se conhecido e amado em todo o mundo graças ao lendário Bob Marley. As pinturas e esculturas de artistas jamaicanos, agora são vistos em todos os continentes, bem como na Galeria Nacional de Kingston. A National Dance Theater Company, conhecida no exterior, sempre procura mostrar a história da Jamaica através da dança, de forma colorida mas com a sofisticação contemporânea. Já grupos como o Folk Singers Jamaica apresentam a música e a dança jamaicanas por meio de rituais que remontam ao passado do país. Na agitada cena teatral de Kingston, há sempre uma variedade de peças locais e internacionais, que vão desde as comédias aos espetáculos de cabaré. A literatura jamaicana floresce tanto na ilha quanto em outros países onde se estabeleceram jamaicanos.

Turismo
Jamaica está localizada no mar do Caribe. A paisagem é dominada por montanhas de pedra calcária, muitos rios e cachoeiras.
Por suas belas paisagens e suas lindas praias, o país atrai milhões de visitantes. Esse grande potencial turístico proporcionou investimentos em infraestrutura, como hotéis, sistema de transporte, comunicação, etc.
As belezas naturais são o principal atrativo turístico da Jamaica, mas vale a pena conhecer o Museu Bob Marley, Nine Mile (local de nascimento da lenda do reggae), o Rose Hall (um dos mais famosos palácios do país), o National Heroes Park, ente outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário