domingo, 26 de maio de 2019

África do Sul


ÁFRICA DO SUL
Formação do povo
A África do Sul foi, primeiramente, povoada por diversos povos negros africanos, como os Khoikhois, os Xhosas, os Zulus, entre outros. Com o início do período das grandes navegações, essa região passou a ser explorada por povos de vários países, especialmente Portugal, Holanda e Inglaterra visto que a Cidade do Cabo era um porto conveniente na rota para o ocidente.
Os primeiros colonizadores brancos levavam suas vidas em pequenas fazendas na Cidade do Cabo. As colônias se espalharam pelas montanhas e chegaram rapidamente aos pastos secos do interior.
Em todos os momentos da história da colonização sul-africana os brancos se opuseram contra os negros, tomando suas terras, sujeitando-os a trabalhos pesados mal remunerados e, até mesmo, escravizando-os.
No entanto, ao longo do tempo, houve diversas crises mesmo entre os colonizadores brancos holandeses e ingleses, até a conciliação entre esses povos.
A África do Sul, hoje, é formada por cerca de 79% de negros africanos, 16% de brancos descendentes holandeses, ingleses, franceses e alemães e 5% de mestiços e de pessoas descendentes de outros povos, como asiáticos e indianos.

Cultura
A formação heterogênea da população da África do Sul se traduz nas diferentes manifestações culturais. Reconhecendo que o idioma é uma das formas culturais mais marcantes de um povo, a Constituição de 1993 apresenta, além do inglês, 10 línguas africanas como oficiais em nível nacional.
Existem duas tradições teatrais estabelecidas na África do Sul: a africana — desenvolvida com o passar dos séculos — e a europeia, introduzida na cultura sul-africana há dois séculos e meio.
A dança sempre integrou o estilo de vida africano. Marca presença na caça, guerras, galanteios, casamentos, iniciação e trabalho.
A história das belas-artes sul-africanas teve início na Idade da Pedra, quando os artistas decoravam as paredes de suas moradias com murais, pintando os temas do ambiente. Mais de três mil locais, contendo arte em pedra, foram descobertos na África do Sul.
Além dos artistas nativos, há os que utilizam estilos estrangeiros e contemporâneos de arte. As paisagens ainda são um tema importante para os artistas sul-africanos, mas a degradação ecológica do planeta tem feito com que alguns deles se concentrem, num primeiro momento, em certas questões ambientais.

Turismo
A África do Sul possui muita beleza natural e o turismo pode incluir aventura, safári, lazer e encantadoras atrações turísticas e históricas. Muitas praias, florestas, desertos e montanhas com neve. Festivais de música, cinema e arte são frequentes.

Trilhas ecológicas são uma atração especial. Existe uma rede de trilhas sinalizadas que envolvem as nove províncias. As opções incluem caminhadas nas montanhas, florestas, cavernas, litoral, semiárido e desertos.

O país está entre os 30 mais escolhidos como destino turístico no mundo. O governo sul-africano coloca o setor de turismo entre os mais importantes da economia do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário